A adoção de software aberto preconizado para a AP é um fator crítico para a redução de custos e adoção rápida de soluções pelas IES. Envolve, no entanto, os aspetos tecnológicos e de know-how que são cruciais para o sucesso das implementações e que podem ser otimizados através de sinergias interinstitucionais.
Neste âmbito, o consórcio pretende adquirir uma base de conhecimento para o Software Aberto na AP, implementando um conjunto de soluções que permitam dar resposta a necessidades transversais às IES relativas, nomeadamente, à gestão de bibliotecas e museus:
- Para as bibliotecas pretende-se assegurar a implementação de um sistema de gestão de bibliotecas (ILS – Integrated Library System) com base em plataformas open source, que permitirá às IES efetuarem consideráveis poupanças anuais, designadamente através da redução de custos com o licenciamento de software específico, bem como com os respetivos Sistema de Gestão (SGBD) de suporte. Permitirá ainda contribuir para a interoperabilidade e comunicação entre os serviços de bibliotecas das várias IES aderentes;
- Quanto ao museu digital, pretende-se que as IES passem a adotar uma plataforma de museu digital open source que suporte a gestão e divulgação dos seus acervos museológicos, possibilitando a redução de custos relativamente ao licenciamento de software comercial existente no mercado. Uma plataforma com estas características possibilitará aos utilizadores consultar as coleções digitais existentes nas IES, como por exemplo, documentos, fotografias, vídeos, notícias de imprensa, entre outros e aceder à informação que as caracterizam. Possibilitará ainda estreitar as relações entre as IES e a comunidade, promovendo a divulgação destes conteúdos aos cidadãos.