O projeto IES+Perto proporcionou uma experiência ímpar de cooperação entre instituições de ensino superior. Foi possível criar importantes sinergias não só entre os atores das instituições envolvidas que executaram o projeto, mas também entre colaboradores de diferentes serviços da estrutura organizacional das instituições parceiras, que deram importantes contributos para a consecução de objetivos a atingir.
O projeto foi integralmente executado tendo permitido concretizar um conjunto de iniciativas que consubstanciam melhorias significativas para a comunidade académica das instituições participantes, com potencial de aplicação a outras instituições de ensino superior.
Destacam-se:
- A criação de um ambiente de computação em nuvem (cloud) federado constituído por interligação de cloud privadas alojadas nos centros de dados das instituições participantes. Cada instituição possui e gere a sua própria arquitetura de cloud e define os recursos a partilhar na infraestrutura federada. A infraestrutura criada, designada por cloud4IES, tem potencial para evoluir para uma infraestrutura de cloud para as instituições de ensino superior portuguesas, sustentável, competitiva e que impulsione a inovação. A articulação com o projeto-piloto de cloud da Fundação para a Ciência e a Tecnologia / Fundação para a Computação Científica Nacional (FCT/FCCN) tem aqui uma importância essencial, pelo que se estabeleceu o contacto com a FCT/FCCN, que manifestou interesse e acompanhou esta vertente do projeto IES+Perto, tendo-se em vista o seu enquadramento no âmbito da Infraestrutura Nacional de Computação Distribuída do Roteiro Nacional de Infraestruturas de Investigação;
- A criação de uma plataforma de interoperabilidade entre sistemas de informação das instituições participantes. Esta plataforma é essencialmente uma camada aplicacional suportada pela infraestrutura de cloud criada que, dependendo das permissões que forem definidas pelas instituições, possibilita o acesso, a comunicação e a interação com a informação disponibilizada por cada instituição, tornado possível o desenvolvimento e a disponibilização de aplicações e serviços comuns, de forma ágil e eficiente, apesar das profundas diferenças na forma de implementação do sistema de informação de cada instituição. Esta plataforma de interoperabilidade, designada por PI4IES, foi pois desenvolvida com uma perspetiva unificadora mas não intrusiva, de modo a que cada instituição continuasse a ser a única responsável pela organização e disponibilização da sua informação;
- Tirando partido da plataforma de interoperabilidade, desenvolveu-se uma estratégia comum de mobilidade para conteúdos digitais, suportada numa aplicação para dispositivos móveis, smartphones e tablets, que inclui um conjunto de funcionalidades que facilitam o acesso simplificado a serviços das instituições. Por exemplo, as funcionalidades relativas à informação académica do estudante, nomeadamente matrículas e inscrições a unidades curriculares com respetivo registo de sumários, assiduidade, avaliações, horário, entre outros, à informação sobre a conta corrente do estudante com interfaces para visualizar as despesas para pagamento, permitindo ao estudante solicitar ou consultar referências multibanco ou gerar pagamentos, ou as funcionalidades relativas às cantinas, com possibilidade de reserva de refeições, ou ainda a possibilidade de solicitar notificações com antecedência relativas ao estado de filas de espera em diferentes serviços;
- Também se utilizou a plataforma de interoperabilidade para implementar as componentes de software necessárias para possibilitar a transferência eletrónica de dados entre instituições para os processos académicos relativos aos programas nacionais de mobilidade de estudantes (Programas Almeida Garrett e Vasco da Gama) e inscrição e frequência de ciclos de estudo em associação;
- A utilização do Cartão do Cidadão (CC) no âmbito de processos académicos foi também um objetivo do projeto IES+Perto. Para o efeito, desenvolveu-se uma biblioteca aplicacional para assinatura digital com o CC, visando a completa desmaterialização de processos e contribuindo, assim, para a modernidade e vanguarda dos serviços e para a confiança dos intervenientes. Conjuntamente com a existência de repositórios de dados com funcionalidades de preservação digital de documentos eletrónicos possibilita-se uma melhoria significativa da segurança de informação, concretamente na preservação e disponibilidade dos documentos, acompanhando ainda a valência de desmaterialização documental, que permite fomentar a simplificação administrativa, conduzindo de uma forma geral ao aumento de eficiência dos serviços internos e a uma melhoria dos serviços prestados aos cidadãos. A solução adotada permite realizar assinatura eletrónica com certificados digitais qualificados e avançados, fornecendo uma ferramenta moderna e de vanguarda aos utilizadores para as suas tarefas.
A utilização de normas abertas e de padrões de desenvolvimento de software e de interoperabilidade foi uma preocupação transversal a todo o projeto IES+Perto, visando minimizar os custos de manutenção e de licenciamento futuros, facilitando a interligação com outras aplicações dirigidas ao universo do ensino superior e contribuindo para assegurar a qualidade dos serviços desenvolvidos.
Considerando que, para além de dar continuidade à operação da infraestrutura de cloud após o termo do projeto IES+Perto, se pretende beneficiar e criar continuamente valor acrescentado para as instituições de ensino superior, através da partilha de recursos, da salvaguarda remota de dados e da oferta de mais aplicações e serviços sobre esta infraestrutura, as instituições participantes no projeto IES+Perto gizaram um acordo de cooperação interinstitucional para assegurar a governação e a administração partilhadas da cloud4IES, bem como das aplicações e serviços que esta suporta ou venha a suportar, incluindo a plataforma de interoperabilidade. Este acordo prevê que outras instituições de ensino superior possam aderir a esta iniciativa.
Apresentação de resultados preliminares no congresso EUNIS 2015:
iesperto eunis presentation 2015
Relatório final: