Ao longo dos anos, as IES têm vindo a adaptar os seus recursos e serviços de informática para melhor responderem às expectativas dos seus estudantes e da comunidade académica em geral e às crescentes necessidades da inovação e do desenvolvimento tecnológico e científico. Esta realidade promoveu a existência de múltiplas zonas técnicas ou de centros de dados para utilização por parte das várias entidades e organismos das IES.
A pressão para optimizar recursos e infraestruturas, sem perder capacidade de suportar o “negócio”, é um dos principais impulsionadores para implementar soluções de virtualização nos centros de dados, mas também para adotar modelos de cloud e Normas Abertas. A atual conjuntura económica é vista por muitas instituições como uma oportunidade para uma efetiva racionalização e aproveitamento de recursos, disponibilizando-os de forma mais eficaz e eficiente.
Ações realizadas:
- Reformulação de centros de dados.
Tendo em vista a criação de uma infraestrutura de cloud para as IES, caracterizou-se a realidade existente nos centros de dados das instituições participantes e avaliou-se as experiências já existentes de virtualização e de cloud, partindo-se daí para a definição e implementação de um conjunto de melhorias tendo em vista a racionalização de recursos e um modelo comum de computação em nuvem.
Na reformulação dos centros de dados assegurou-se a conformidade com as normas e regulamentos aplicáveis em termos da legislação em vigor, nacional e internacional. Também, pela sua importância para permitir uma exploração mais ergonómica, eficaz e coordenada dos centros de dados, adotaram-se plataformas de gestão técnica para supervisionar as respetivas infraestruturas de energia, climatização, deteção e extinção de incêndios e ambiente e procurou-se que estas plataformas fossem plataformas abertas, ou disponibilizassem interfaces para permitir a integração com aplicações existentes.
Equipa:
- Fernando Correia (U.Porto), fmc@sp.up.pt
- Mário Bernardes (U.Coimbra), mjb@uc.pt
- Ricardo Martins (U.Aveiro), ricardo@ua.pt
- José Estrela (IPP), jestrela@sc.ipp.pt