A computação em nuvem (cloud computing) apresenta-se como um novo paradigma para o consumo de recursos de TIC, ao permitir delegar em terceiros, de forma dinâmica e à medida das necessidades efetivas da organização, a gestão da infraestrutura tecnológica de suporte às aplicações e serviços que sustentam a atividade dessa organização, ou mesmo do grau de utilização dessas aplicações ou serviços.
Ações realizadas:
- Criação de uma infraestrutura de cloud comunitária.
A infraestrutura de cloud do projeto IES+Perto é uma plataforma distribuída constituída por interligação, através da Rede Nacional de Ciência, Tecnologia e Sociedade (RCTS), de clouds privadas alojadas nos centros de dados das universidades de Aveiro, Coimbra e Porto. As clouds privadas destas IES são interligadas por redes virtuais (VLAN’s) disponibilizadas sobre a RCTS+. A cada instituição foi atribuída uma VLAN e uma gama de endereçamento privado, sendo cada instituição responsável pelo respetivo encaminhamento e controlo de acesso. Esta distribuição das VLAN’s permite que uma IES aloje recursos numa IES parceira. Em termos de autenticação e autorização, a infraestrutura recorre à federação nacional, RCTS-AAI.
Relativamente à solução de cloud, a seleção recaiu no sistema aberto OpenStack, com o software de virtualização KVM (Kernel-based Virtual Machine) e back-end de armazenamento GlusterFS. Em termos de autenticação e autorização, a solução tecnológica usada é o Shibboleth.
Cada instituição possui e gere a sua própria arquitetura de cloud e define os recursos a partilhar na infraestrutura federada. Este ambiente concorre para aumentar a agilidade e a capacidade de resposta dos ambientes de tecnologias de informação à comunidade académica, designadamente a cerca de 87.000 estudantes, 6.000 docentes e investigadores e 3.500 funcionários de outras carreiras. A infraestrutura criada, designada por cloud4IES, tem potencial para evoluir para uma infraestrutura de cloud para as instituições de ensino superior portuguesas, sustentável, competitiva e que impulsione a inovação. A articulação estabelecida com o projeto-piloto de cloud da FCT/FCCN tem aqui uma importância essencial.
Considerando que, para além de dar continuidade à operação da cloud4IES após o termo do projeto IES+Perto, se pretende beneficiar e criar continuamente valor acrescentado para as instituições de ensino superior, através da partilha de recursos, da salvaguarda remota de dados e da oferta de mais aplicações e serviços sobre esta infraestrutura, as instituições participantes no projeto IES+Perto gizaram um acordo de cooperação interinstitucional para assegurar a governação e a administração partilhadas da cloud4IES, bem como das aplicações e serviços que esta suporta ou venha a suportar.
Apresentação da solução de cloud na WS da conferência IBERGRID 2014:
IES_mais_PERTO_IBERGRID2014_WS
Equipa:
- José António Sousa (U.Porto), jasousa@uporto.pt
- Carmen Lima (U.Porto), cclima@uporto.pt
- Gil Silva (U.Porto), gils@uporto.pt
- Nuno Dantas (U.Porto), ndantas@uporto.pt
- Sérgio Afonso (U.Porto), safonso@uporto.pt
- Mário Bernardes (U.Coimbra), mjb@uc.pt
- Eduardo Brito, ebrito@uc.pt
- João Santos, jsantos@uc.pt
- Pedro Pinheiro – vapi@uc.pt
- Ricardo Martins (U.Aveiro), ricardo@ua.pt
- Carlos Costa (U.Aveiro), costa@ua.pt
- Raimundo Ferreira (U.Aveiro), raimundo@ua.pt
One thought on “Cloud4IES”
Comments are closed.