Mobilidade para conteúdos digitais
No projeto IES+Perto utilizou-se a plataforma de interoperabilidade PI4IES para desenvolver uma estratégia comum de mobilidade para conteúdos digitais, suportada numa aplicação para dispositivos móveis, smartphones e tablets, que inclui um conjunto de funcionalidades que facilitam o acesso simplificado a serviços das instituições. Por exemplo, as funcionalidades relativas à informação académica do estudante, nomeadamente matrículas e inscrições a unidades curriculares com respetivo registo de sumários, assiduidade, avaliações, horário, entre outros, à informação sobre a conta corrente do estudante com interfaces para visualizar as despesas para pagamento, permitindo ao estudante solicitar ou consultar referências multibanco ou gerar pagamentos, ou as funcionalidades relativas às cantinas, com possibilidade de reserva de refeições, ou ainda a possibilidade de solicitar notificações com antecedência relativas ao estado de filas de espera em diferentes serviços.
A aplicação é personalizável a cada instituição e adapta-se aos serviços disponíveis através de camada de interoperabilidade que a PI4IES fornece. A aplicação é utilizada pelas instituições forma independente.
A aplicação foi desenvolvida com recurso a tecnologias open source, com suporte para plataformas iOS e Android. A aplicação móvel suporta a autenticação dos utilizadores através de Shibboleth e a autorização de acesso a dados através do protocolo OAUTH. A comunicação entre a aplicação móvel e a PI4IES processa-se via HTTPS.
Mobilidade de estudantes:
Utilizou-se a plataforma de interoperabilidade para implementar as componentes de software necessárias para possibilitar a transferência eletrónica de dados entre instituições para os processos académicos relativos a:
- Programas nacionais de mobilidade de estudantes (Programas Almeida Garrett e Vasco da Gama); e
- Inscrição e frequência de ciclos de estudo em associação.
Viabilizou-se assim a transferência eletrónica de dados académicos entre instituições do ensino superior, permitindo o acompanhamento online destes processos, tanto por parte dos estudantes, como por parte dos serviços académicos e do corpo docente envolvido.
Biblioteca aplicacional para assinatura digital:
As instituições de ensino superior parceiras do projeto IES+Perto têm vindo a definir e a implementar internamente políticas e procedimentos tendo em vista impulsionar a administração eletrónica, concretizando a aplicação da Lei do Cartão do Cidadão, Lei n.º 7/2007, de 5 de fevereiro e do Decreto-Lei n.º 290-D/99, de 2 de agosto, através da utilização do Cartão de Cidadão (CC) nos seus procedimentos administrativos.
Em continuidade com esta estratégia foi objetivo do projeto IES+Perto desenvolver uma biblioteca aplicacional para assinatura digital de documentos com o Cartão de Cidadão (CC), em consonância com o Regulamento da Interoperabilidade Digital.
A biblioteca foi implementada com recurso a tecnologias open source, sendo diretamente integrável com aplicações Web e facilmente reutilizável em ambientes móveis baseados em Android. A biblioteca inclui funções que permitem a assinatura de um documento (PDF, XML), com capacidade de colocação de um selo temporal, sendo possível gerir e manipular documentos com múltiplas assinaturas. Foi assegurada a independência técnica necessária para as instituições integrarem as funcionalidades disponibilizadas pela biblioteca com os seus sistemas de informação.
Equipa:
- Luís Valente (U.Porto), lvalente@reit.up.pt
- Jorge China (U.Coimbra), jorge.china@uc.pt
- Filipe Trancho (U.Aveiro), ftrancho@ua.pt
- Nelson Monteiro (U.Aveiro), nmonteiro@ua.pt
- Rui Humberto Pereira (IPP),rhp@sc.ipp.pt
- Sérgio Pires (IPP), sergiop@sc.ipp.pt